05 julho, 2024

Construindo um Futuro Sustentável

Foto de Vlad Vasnetsov no Pexels

Os pais frequentemente pensam em deixar um legado para seus filhos, uma herança que facilite suas jornadas na vida. Alguns consideram bens materiais, outros valores morais. Mas, que tal considerarmos também deixar de herança um planeta habitável? Nesse contexto, herança está fortemente ligada a uma palavra importante: sustentabilidade.

Sustentabilidade implica equilibrar necessidades econômicas, sociais e ambientais, visando deixar de herança um planeta onde as próximas gerações possam desfrutar da natureza e viver com qualidade de vida. Na prática, isso significa nos posicionarmos frente a dilemas como gastar e poupar, consumir e preservar, levando em conta as necessidades atuais e futuras.

Felizmente, existem diretrizes que podemos seguir para promover essa herança coletiva. A Organização das Nações Unidas estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com seus respectivos conjuntos de metas para alcançar a sustentabilidade globalmente. Oferecem subsídios relevantes para reflexão, planejamento e ação em diferentes níveis, desde o individual até o governamental.

Entre os 17 ODS, que abrangem temas como fome e pobreza, encontram-se metas relacionadas à saúde e bem-estar, incluindo a redução de mortes e ferimentos no trânsito, além da diminuição das mortes e doenças causadas pela poluição do ar, como as enfermidades respiratórias, decorrentes em grande parte das emissões de CO2 dos automóveis.

Há também objetivos voltados para promover cidades e comunidades sustentáveis, por meio do acesso a sistemas de transporte seguros e acessíveis para todos, bem como a partir da expansão dos transportes públicos e da atenção às necessidades das pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mulheres, crianças e idosos.

A depender do nosso posicionamento frente a esses e outros desafios, corre-se o risco de que os prejuízos se tornem o legado indesejado, onde os descendentes precisarão honrar compromissos que não fizeram. Viverão em um planeta ainda mais conturbado ambiental, social e economicamente por não termos agido para evitar isso.

Considerando esses pontos, qual é o legado que você deseja deixar para seus filhos ou para a humanidade? Como gostaria que seus descendentes vivessem aqui na Terra futuramente? Finalmente, como você pode colocar em prática ações simples alinhadas aos objetivos e metas de sustentabilidade sobre mobilidade e segurança viária?


Siga-me no Instagram: @fabiodecristopsi

Se gostou, compartilhe!

Escrito por Fábio de Cristo. Psicólogo (CRP 17-1296), pesquisador e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.



Nenhum comentário: